Biografia

Biografia

Gustavo Lopes Pires de Souza é um jurista brasileiro, nascido na cidade de Nova Lima MG, em 02 de maio de 1980.



Formou-se em Direito na PUC/MG em 2003, Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela UNIPAC em 2006. É mestre em Direito Desportivo na Universidade de Lérida, na Espanha em 2012. Atualmente é doutorando pela mesma Universidade.

Agraciado com a medalha Dom Serafim Fernandes de Araújo em 2003 pelos relevantes serviços prestados à Assistência Judiciária da PUC/MG.



Foi professor de Processo Civil e do curso de Direito da Faculdade Arnaldo Jansen e nos cursos de Direito e Administração na FAMINAS ¨C Muriaé.



Presidente do Instituto Mineiro de Direito Desportivo. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo.



Autor dos livros ?Estatuto do Torcedor: A Evolução dos Direitos do Consumidor do Esporte?, ?Comentários ao Estatuto do Torcedor? e ?Direito Desportivo? (os dois últimos em co-autoria), bem como de dezenas de artigos e capítulos em revistas e livros jurídicos.

Foi um dos coordenadores da Revista de Direito Desportivo do IMDD/IDDBA.



Membro do Conselho Editorial da Revista Síntese de Direito Desportivo do IOB e do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Desportivo.



Possui coluna semanal sobre Direito Desportivo no Instituto Brasileiro Direito Desportivo, na Universidade do Futebol e na Rádio Itatiaia.



Foi convidado pela Comissão Especial da Câmara para colaborar com subsídios à Relatoria do Projeto de Lei nº 2.330, de 2011, que \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Dispôs sobre as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA de 2013 e à Copa do Mundo FIFA de 2014, que foram realizadas no Brasil\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\".



Coordenou o curso de Gestão e Direito Desportivo da SATeducacional e a regional Minas Gerais da Unifia.

Homenageado pela UNIMAR ¨C Marília, em 2013, com a ?Semana Jurídica Professor Gustavo Lopes Pires de Souza? exclusivamente dedicada ao Direito Desportivo.



Foi coordenador adjunto da Faculdade de Direito de Contagem onde lecionou Direito Constitucional I (Teoria Geral do Estado), Direito Civil V (Contratos) e atualmente leciona Introdução ao Estudo do Direito e Direito Penal IV (Crimes em Espécie e Legislação Extravagante).

Palestrante em Seminários, Congressos, Simpósios, Encontros e eventos de Direito Desportivo.



Leciona ou lecionou Estatuto do Torcedor, Direito Desportivo Internacional, Justiça Desportiva, Marketing Esportivo, Contratos Esportivos, dentre outras disciplinas em diversos cursos de especialização como Rede LFG/UNIDERP/Anhanguera (SP), Unifia (SP), Centro de Estudos em Direito Internacional (MG), Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais (RS), Universidade Cândido Mendes (RJ), Escola Superior de Advocacia (OAB-SP e OAB-RJ).



Professor de Direitos do Torcedor e Justiça Desportiva no curso de extensão da Universidad Nacional del Litoral (Argentina), de Lei Pelé, no curso de especialização da Universidad Nacional de Mexico, de Estatuto do Torcedor para o curso de mestrado da Univesidad Nacional del Este (Paraguay) em convênio com a Université de Limoges (França) e de Direitos do Torcedor e Legislação dos Grandes Eventos no curso de mestrado da Universidade de Lleida (Espanha).



Diretor Financeiro do Clube Topázio.



A convite, emitiu parecer sobre Direitos do Torcedor e Constitucionalismo Português para a Associação Portuguesa de Adeptos e sobre Bebidas nos Estádios de Futebol para a Cerveceria Nacional de Ecuador.

Professor de Direitos Humanos, Direito Administrativo e Legislação Municipal no curso preparatório Mega Concursos.



Auditor do Peno do STJD da Confedereção Brasileira de Atletismo e de Comissão Disciplinar na Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais. Procurador do TJD de Futebol Society.



Ocupante da cadeira nº 35 da Academia Nacional de Direito Desportivo e tem como patrono o Mestre Telê Santana.